top of page

A importância do ensino da matemática para crianças e adolescentes

Atualizado: 23 de set. de 2025



A matemática está presente em praticamente todas as áreas da vida, desde cálculos simples do cotidiano até tomadas de decisão complexas. Para crianças e adolescentes, seu aprendizado é essencial, não apenas para o desempenho escolar, mas também para a formação do raciocínio lógico, da capacidade de resolver problemas e da autonomia intelectual.


De acordo com a professora de Matemática da Múltiplos, Luciana da Silva Gomes, o processo de ensino não deve se restringir à repetição de algoritmos, mas precisa levar em conta as particularidades de cada aluno. “Precisamos criar um ambiente afetivo favorável para o aprendizado, estabelecendo vínculos de confiança com os alunos por meio de uma relação de carinho e compromisso com a aprendizagem, para que ele encontre liberdade para se expressar pessoal e matematicamente, sem receio de expor suas ideias e a maneira pelo qual seu conhecimento foi construído”, afirma a docente.


A importância do contato precoce com a matemática também é respaldada pela ciência. Um estudo publicado na revista Educational Researcher em 2014, que acompanhou crianças desde a pré-escola até a adolescência, mostrou que as habilidades matemáticas desenvolvidas aos 54 meses de idade foram fortes preditoras do desempenho escolar em matemática até os 15 anos, mesmo quando os pesquisadores controlaram variáveis como inteligência, leitura e fatores familiares.



Matemática e compreensão do mundo


Segundo um estudo de Duncan et al. (2007), publicado no periódico Developmental Psychology, as habilidades matemáticas adquiridas ainda na educação infantil são fortes preditores do sucesso acadêmico futuro, até mais do que as habilidades de leitura precoce. A pesquisa, que analisou dados de seis grupos de crianças de diferentes países, mostra que quanto mais cedo os alunos desenvolvem noções matemáticas, maiores são suas chances de alcançar bons resultados escolares ao longo da vida.


Para a professora da Múltiplos, Luciana da Silva Gomes, além desse estudo começar na infância, é necessário valorizar as particularidades de cada estudante. “Devemos levar em consideração as particularidades dos nossos alunos e como eles irão absorver aquele conhecimento e quais estratégias facilitariam essa compreensão no dia a dia, principalmente para crianças com desenvolvimento atípico, dando mais sentido e significado aos conteúdos abordados e não uma mera repetição de algoritmos”, afirma Luciana.


Outro ponto essencial levantado pela professora é a utilização de materiais concretos, que tornam conceitos abstratos mais palpáveis e acessíveis. Recursos como ábaco, blocos de frações, material dourado, blocos lógicos e geoplanos auxiliam na visualização e na interpretação do conteúdo. “Esses materiais despertam o interesse do aluno por si só através das suas cores e formas, trazendo consigo maior interação entre os alunos, inclusão, fortalecimento das relações com os professores e colegas e, não menos importante, o desenvolvimento do raciocínio lógico, transformando a matemática em algo acessível e significativo”, explica.


Assim, tanto pela perspectiva científica quanto pela prática pedagógica, o ensino da matemática desde a infância se mostra indispensável. Criar ambientes afetivos e utilizar metodologias diversificadas não apenas amplia a compreensão da disciplina, mas também contribui para a formação de cidadãos críticos, criativos e preparados para os desafios da sociedade.



 
 
 

Comentários


© 2025 Múltiplos Art e Plural CNPJ: 59.140.706/0001-00 Telefone: 62999056424. Email: artpluralmultiplos@gmail.com

Endereço: Rua E-1 n° 130, qd 09 lt 12, Goiânia-GO.

Política de reembolso: eventos e produtos não são reembolsáveis.

bottom of page